CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Alex Muralha

26/04/2013 16:09:50

O Dia do Goleiro

O Dia do Goleiro
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Campeão estadual pelo Coritiba em 1978, Manga inspirou dia dos goleiros

Um dos grandes personagens da história do Coritiba, o goleiro Manga, é o inspirador do Dia dos Goleiros. Ídolos de grandes clubes brasileiros, Manga também deixou sua história marcada com a camisa 1 do Coritiba, na conquista do título Paranaense de 1978, diante do Atlético-PR, em decisões fantásticas.

A ideia de criar o dia do goleiro acabou tendo seu rumo mudado em função do goleiro Manga. A data chegou a ser comemorada no dia 14 de abril, em 1975, mas em seguida foi decidido que seria no dia 26, em homenagem ao goleiro Manga por sua história no futebol brasileiro. A data marca o aniversário do ídolo do futebol. “Foi um reconhecimento pelo meu esforço e que me deixa muito feliz, mas que seja uma data que fique marcada para homenagear a todos os goleiros brasileiros”, declara Manga.

Manga foi decisivo no título de 1978

A competição novamente foi marcada por fórmulas confusas. Depois de várias fases, Coritiba e Atlético-PR fizeram o campeonato valer a pena em uma grande disputa na decisão, em uma série de três partidas.

Cerca de 150 mil pessoas acompanharam as três partidas decisivas, que terminaram empatadas em 0×0. Na última partida, em especial, foram 56.952 pessoas que viveram momentos marcantes na história do nosso futebol.

A decisão então foi para a disputa de pênaltis e daí pesou a grande experiência do goleiro Manga. O Coritiba venceu por 4×1, colocando mais uma vez seu nome entre os campeões do estado.