Vamos começar a contar essa história voltando ao ano de
1905. Você imagina como era o futebol naquela época? Segundo dados históricos, o futebol foi introduzido no Brasil em 1894, por Charles Miller, quando ele retornou da Inglaterra e trouxe na bagagem itens como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas para o jogo.
Onze anos depois, em 1905, os associados do Clube Teuto Brasileiro iniciaram a prática do futebol por aqui. E mesmo contra a vontade dos diretores do clube, que não viam com bons olhos o esporte bretão, os treinos começaram a ser realizados no terreno localizado atrás da Força Policial do Estado, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e João Negrão.
Esse foi o marco do início do Coritiba.
1909
Passados 4 anos, mais precisamente em julho de 1909, Frederico Fernando Essenfelder chega à capital paranaense. Um jovem argentino, de família alemã, Fritz, como era chamado, era adepto de práticas esportivas e não só já conhecia o futebol em sua terra natal, como já havia praticado quando morou no Rio Grande do Sul. Ao se juntar ao grupo dos entusiasmados rapazes do Clube Teuto, Fritz trouxe técnica e conhecimento das regras do futebol ao grupo.
O primeiro jogo
Entusiasmados com a prática esportiva, em setembro de 1909 ocorreu uma troca de correspondências entre Coritibanos e Ponta-grossenses, visando a realização de uma partida de futebol entre ambos.
Os Coritibanos
*, associados do Teuto Brasileiro, se reuniram no teatro Hauer, no dia
12 de outubro daquele ano, para tratar de todos os detalhes sobre a viagem para Ponta Grossa, para a realização da primeira partida da história do que mais tarde viria a ser o Coritiba Foot Ball Club.
Enfim, em 24 de outubro de 1909 acontece a primeira partida de futebol registrada nas história do Futebol Paranaense: Coritibanos X Ponta-grossenses. Os anfitriões venceram o grupo Coritibano por 1x0. Sem dúvida esse foi um grande marco para a história do Coritiba e para o futebol do estado.
*Por que Coritibanos? Quando o grupo foi para Ponta Grossa para a realização da primeira partida, eles foram recepcionados como Coritibanos, por isso esse foi o primeiro nome oficial do clube.
A Fundação
Depois que realizaram a primeira partida, o grupo coritibano funda, em 27 de outubro de 1909, o primeiro clube de futebol do Paraná: o CORITIBANO FOOT BALL CLUB. Por iniciativa de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do Clube, a data oficial fica registrada como 12 de outubro de 1909, que foi quando o grupo coritibano se reuniu para tratar dos detalhes relativos à viagem e ao jogo em Ponta Grossa.
Após a fundação o primeiro estatuto do Clube foi aprovado em 21 de abril de 1910, com uma mudança no nome para
CORITIBA FOOT BALL CLUB, pois o nome Coritibano poderia gerar confusão com o já tradicional clube social da cidade.
Nos primeiros anos da prática do futebol no Brasil, muitos termos em inglês eram usados, como:match (jogo); scratch (equipe); players (jogadores); ground (campo de jogo) e team (time), isso devia ao fato de que o futebol era um esporte novo que veio da Inglaterra. Muito provavelmente para os fundadores do Coxa, usar termos em inglês era a forma mais correta para nomear o Clube e por isso ficou como Coritiba Foot Ball Club e, desde então jamais foi alterado.
Coritiba, Curityba ou Curitiba? Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia europeia, e Curityba, grafia tupi-guarani. Ambas estavam corretas e eram usadas em livros quando se referiam a cidade. Tempos depois a capital paranaense passou a ter apenas uma grafia: Curitiba. Mas, o clube preferiu ficar com nome tradicional Coritiba.
