Novo espaço no Couto Pereira terá acervo interativo e itens históricos, celebrando a trajetória do Clube e o futebol paranaense
O Coritiba tem o orgulho de anunciar a criação do "Museu da Glória", um espaço exclusivo no Estádio Couto Pereira, que será dedicado a preservar e compartilhar com a torcida toda a trajetória do Clube. O novo espaço museológico, localizado no coração do Alto da Glória, proporcionará uma imersão na história do Coritiba, que celebra 115 anos de fundação neste ano.
Idealizado em 2018, contou com a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e agora é viabilizado com apoio da SAF e parcerias estratégicas. O "Museu da Glória" irá abrigar troféus, camisas históricas, fotos e itens que marcaram nossa história, oferecendo ao torcedor a oportunidade de reviver momentos inesquecíveis.
Gabriel Lima, CEO do Coritiba, destaca a importância desse projeto para o clube e para a torcida: "Uma das bases do nosso planejamento é o respeito às tradições do Clube. Em consideração à história do Coritiba, ficamos felizes em proporcionar aos apaixonados do futebol, sobretudo os torcedores coxa-brancas, o único museu de futebol disponível no estado e um dos mais completos do país."
O museu será mais do que um local de exibição. Com recursos interativos, os visitantes poderão explorar cada detalhe da nossa linha do tempo de forma dinâmica e envolvente. Além de narrar a trajetória do Coritiba desde sua fundação, o espaço também vai destacar nossa relação com Curitiba e com o bairro Alto da Glória, evidenciando o papel que o clube desempenha na identidade de toda a comunidade.
Outro ponto alto do Museu da Glória será a homenagem aos nossos maiores ídolos. Através de paineis, vídeos e objetos pessoais, os torcedores terão a chance de conhecer de perto a vida e a carreira dos craques que marcaram época no Coritiba.
Com sua iminente inauguração, o Museu da Glória será um local que unirá tradição e inovação, para celebrar a nossa história e reforçar os laços entre o clube e a torcida. Para Jamil Tawil Filho, presidente da Associação do Coritiba e do Instituto Pratique Esporte, o museu também desempenha um papel fundamental na aproximação entre gerações de torcedores: "Esse é um desejo antigo do Coritiba. Sabemos que o coxa-branca se orgulha da história que possui e entendemos a importância do local para o fortalecimento da família Coxa. É a chance da velha geração mostrar para os mais novos um pouco daquilo que significa esse clube e, desta forma, fazer com que esses jovens criem fortes raízes."
Inclusive, a sinergia entre Associação, Instituto Pratique Esporte, Ministério da Cultura e Treecorp fez com que o projeto saísse finalmente do papel. O “Museu da Glória”, que começou a ser desenvolvido há seis anos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), possui ainda 11 apoiadores: Forza, JMalucelli, Copel, Junto Seguros, Neodent, Paraná Banco, Celepar, Grupo Barigui, Vonder, Ademicon, Instituto Joel Malucelli.
Confira as fotos: